A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) reduziu para 11 horas o tempo médio para retirada de vazamentos nas redes de abastecimento em Fortaleza e Região Metropolitana. Isso significa que, atualmente, a Cagece retira os vazamentos em menos da metade do tempo estabelecido pelas agências reguladoras do estado, que estipulam um prazo de 24 horas para a execução da retirada.
 
A redução no tempo de atendimento é resultado de um conjunto de iniciativas que foram intensificadas desde o ano passado pela companhia para reduzir perdas e estimular a economia de água. Foram contratadas 37 equipes extras de caça-vazamentos, ação prevista no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. Desde que começaram a atuar, em setembro de 2016, o trabalho das equipes tem resultado na recuperação de aproximadamente de 230 litros de água por segundo.
 
No período, cerca de R$ 9 milhões foram investidos pela Cagece nas ações de retirada de vazamentos. O objetivo é que a água recuperada incremente a vazão de Fortaleza e RMF, considerando que as chuvas dos últimos meses não foram suficientes para deixar a situação hídrica confortável no estado. Os açudes do Ceará encontram-se com apenas 9,2% de sua capacidade de armazenamento e o principal açude que abastece Fortaleza, o Castanhão, com apenas 3,8% de sua capacidade.
 
Para a diretora de Mercado da Cagece, Cláudia Caixeta, além do papel da companhia, a participação da população também é fundamental na retirada de vazamentos: “além do empenho das equipes de caça e retirada de vazamentos e da preocupação da Cagece com a segurança hídrica, a contribuição da população por meio dos canais de atendimento disponíveis permite que a Cagece atue de forma ainda mais rápida na retirada”.
 
Para informar qualquer ocorrência de vazamento a companhia disponibiliza canais diretos de comunicação com os cidadãos como a Central de Atendimento telefônico, pelo número 0800.275.0195, o aplicativo Cagece Mobile e o chat online, disponível no portal da empresa.
Com informações da Cagece