Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) autorizou através do Ministério do Desenvolvimento Regional na última segunda-feira (4), a captar cerca de R$ 516 milhões para aplicar em serviços de implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água, em Fortaleza e outros 19 municípios cearenses. As melhorias beneficiam cerca de 2,5 milhões de pessoas e vão possibilitar o aumento da cobertura de esgoto, otimização do tratamento e distribuição de água, bem como a redução das perdas de água nos sistemas.

Dentre os projetos contemplados pelo MDR , na área de abastecimento e distribuição de água estão a ampliação do sistema integrado que atende os municípios de Horizonte, Pacajus e Chorozinho e a implantação de uma adutora de água tratada, que interligará o reservatório Taquarão à estação de tratamento de Maranguape.

Na área de coleta e tratamento de esgoto, foi contemplada a execução de obras em Fortaleza para implantação de redes coletoras, interceptores, estações elevatórias, ligações prediais e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Cocó.

Além disso, por meio do investimento, também será viabilizado o projeto de redução de perdas em sistemas de distribuição de água operados pela Cagece, que alcançará 20 municípios do estado (inclusive Fortaleza), com ações específicas em cada município. Para isso, a Cagece implantará sistemas de telemetria, aquisição e substituição de hidrômetros e implantação de setorização por meio de distritos de medição e controle.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp