O entusiasmo, a ansiedade e, muitas vezes, as divergências políticas dão o molho da emoção que vai além do bom senso para quem usa o microfone e extrapola nas palavras o sentimento de oposição e de contrapontos nos debates.

O controle das emoções pode se dar por autoreflexão ou por regras. É, justamente, nesse cenário, que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), abrirá, nessa terça-feira, a reunião do Colégio de Líderes para avaliar normas de convivência entre os parlamentares após uma semana marcada por troca de ofensas no Plenário.

JORNAL ALERTA GERAL

A intenção, com esse encontro entre dirigentes da Mesa Diretora e Líderes de bancadas, estabelecer “boas práticas de oratória” para que o embate eleitoral seja encerrado.

O repórter Sátiro Sales, ao participar do Jornal Alerta Geral, destaca a movimentação da Mesa Diretora e dos Líderes de bancadas para manter o nível elevado dos debates.

Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

EPISÓDIOS DEPRIMENTES

“Foi deprimente o que nós vimos aqui ante o comportamento de parlamentares, de parte a parte, uns acusando, outros defendendo, e vice-versa”, avalia o presidente da Câmara, ao antecipar que, em breve, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar será instalado e que os deputados poderão ser punidos.

A imposição contra agressões verbais, segundo Arthur Lira, tem o objetivo de manter o nível elevado dos debates políticos, mas não censurar parlamentares. O estopim da discussão foi a declaração, na semana passada, do deputado Sargento Fahur (PSD-PR), com duras palavras contra o ministro da Justiça, Flávio Dino