Os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 22,2% – que eleva para 33,24% – no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino. O projeto – da Prefeitura – vai para redação final e a expectativa é de que seja enviado para a sanção do prefeito José Sarto (PDT), autor da proposta, na próxima semana.
O reajuste se complementa aos 11% já concedidos para a categoria ao fim do ano passado e, assim, cumpre o novo piso nacional do magistério proposto pelo Governo Federal, que estabelece a correção salarial de 33,24%. Conforme havia sido anunciado por Sarto, o reajuste de 22,24% será pago a partir de março de 2022, com retroativo a 1° de janeiro de 2022.
Serão contemplados os profissionais que integram o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Ambiente de Especialidade Educação, Núcleo de Atividades Específicas da Educação; Ocupantes do cargo de Assistente da Educação Infantil; Inativos e pensionistas do magistério público da educação básica, professores e ocupantes do cargo de Assistente da Educação Infantil contratados temporariamente pela rede pública municipal de ensino.