A Câmara Municipal de Fortaleza inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 30, a Escola do Parlamento com aula magna do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Além do presidente Antônio Henrique (PDT), estiveram presentes na mesa de honra do evento o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), o deputado Mauro Filho (PDT), a coordenadora da Escola do Parlamento, Rachel Timbó; o desembargador Teodoro Silva Santos e o senador Prisco Bezerra (PDT).
Sobre a relevância do momento, o vereador Antônio Henrique declarou: “estamos lançando hoje, oficialmente, a Escola do Parlamento, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em dezembro de 2021. A instituição tem o objetivo de oferecer à equipe técnica e sociedade suporte conceitual e treinamento para o exercício das atividades legislativas e administrativas, além da missão de qualificar esses profissionais, ampliando a sua formação em assuntos legislativos, administrativos e outros relacionados às funções parlamentares”.
A Escola do Parlamento vai estimular ainda o intercâmbio de conhecimento com outras casas legislativas, sobretudo da Região Metropolitana, e permitir a qualificação do público geral interessado em desenvolver técnicas e habilidades relacionadas ao Poder Legislativo. As inscrições estarão abertas já no próximo mês com três cursos disponíveis para os servidores da Câmara e todos os profissionais de casas legislativas cearenses, cujos os temas serão: “A Nova Previdência dos Servidores Públicos Municipais”, “A arte de falar em público” e “Redação Legislativa”.
“Como presidente da Câmara Municipal, acredito que a educação é o início das principais transformações sociais e todo passo nessa direção deve ser celebrado. Compartilharemos esse momento reforçando a função da Câmara Municipal como indutora de boas ideias em prol da cidade que queremos”, concluiu Antônio Henrique.
Ciro Gomes fez uma fundamentação histórica do início da criação do parlamento no Brasil e no Mundo, explanando sobre a função das Câmaras para a defesa do direito à democracia na sociedade brasileira. “A Câmara Municipal de Fortaleza é uma das câmaras mais conectadas com a vida do povo da sua comunidade, que tem sido um aforamento importante dos problemas da cidade, um vetor de pressão da comunidade sobre a Prefeitura de Fortaleza, um órgão que apesar de ser cooperativo não se hesitou das suas tarefas de fiscalizar, cobrar e fazer a mediação dos conflitos”, destacou.
“Infelizmente a Câmara Federal tem mandado todos os dias sinais absolutamente antagônicos do que devia ser a tarefa do parlamento. E antes de mais nada, o parlamento é a democracia. A Câmara de Fortaleza faz o oposto, com esse conjunto de mecanismos que renova permanentemente essa relação do representante com o representado. Esse é um gol de placa que o presidente Antônio Henrique (PDT) mais uma vez com seus colegas estão produzindo”, ressaltou.
Também estiveram na aula magna da Escola do Parlamento os vereadores Adail Júnior (PDT), Ana Aracapé (PL), Carlos Mesquita (PDT), Didi Mangueira (PDT), Dr. Luciano Girão (Progressistas), Emanuel Acrízio (Progressistas), Enfermeira Ana Paula (PDT), Gardel Rolim (PDT), John Monteiro (PDT), Leo Couto (PSB), Lúcio Bruno (PDT), Pedro França (Cidadania), PP Cell (PSD), Professor Enilson (Cidadania), Renan Colares (PDT), Wander Alencar (Rede), Kátia Rodrigues (Cidadania), Paulo Martins (PDT), Nêga do Henrique Jorge (Cidadania) e Júlio Brizzi (PDT).
(*) com informações da Câmara Municipal de Fortaleza