Em bate-papo ao vivo em sua página no Facebook nesta terça-feira (26), o governador Camilo Santana comemorou a escolha de Fortaleza, pelas empresas aéreas Air France, KLM e Gol, como o HUB (centro de conexões) do Nordeste. Além disso, o chefe do Executivo adiantou que a decisão traz novas responsabilidades para tornar o serviço aéreo da capital cearense mais eficiente, o que já está sendo otimizado após concessão do terminal para a empresa alemã Fraport. O governador também afirmou que será criado um grupo de trabalho para as próximas ações do HUB e a realização de estudo para avaliar o impacto econômico dessas intervenções.
“São dez voos a mais por semana, nacionais e internacionais. Isso vai aumentar o fluxo de passageiros em Fortaleza. Isso vai movimentar a economia cearense. Vamos precisar de mais taxistas, restaurantes, entretenimento. É mais renda para as pessoas”, disse.
Com o HUB, o Ceará terá três voos semanais para Amsterdã e dois voos para Paris, além de trechos para quatro capitais do Norte e Nordeste (Recife, Salvador, Belém e Manaus) e novo percurso entre Fortaleza e Natal, que antes não havia. “Queremos ampliar (as rotas), futuramente, para países da América do Sul”, projetou Camilo Santana.
O governador evidenciou, ainda, que a capital cearense é a porta de entrada do Brasil. “Temos que aproveitar essa grande vocação e esse potencial da nossa localização geográfica para criar oportunidades para o nosso Estado”, disse. E afirmou: “Vamos fazer de Fortaleza um modelo exemplar de um grande centro de conexões do Brasil”.
De acordo com Camilo Santana, os investimentos em novas aeronaves somam valor da ordem de US$ 2,2 bilhões, sem contar a aplicação de recursos da Fraport – cerca de R$ 2 bilhões para ampliar e modernizar o Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Perguntas e respostas
No momento reservado para responder os internautas, o chefe do Executivo abordou instalações de Areninhas e ampliação da segurança em cidades cearenses, além de medidas de infraestrutura e geração de empregos. A ubajaraense Betânia Lima, por exemplo, cobrou a instalação do novo bondinho no município da serra da Ibiapaba. “A ordem de serviço já está assinada. Vamos devolver esse ícone em breve”, respondeu o governador.
Ele também se comprometeu de acelerar o ritmo da obra do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), ligando a Parangaba ao Mucuripe, e antecipou a implantação, em breve, do adicional de insalubridade dos agentes de saúde. Camilo Santana também alertou sobre o início das inscrições para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), que será no próximo dia 9 de outubro e ofertará 383 vagas.
Agenda
Durante o bate-papo, o governador Camilo Santana antecipou ações do Governo do Ceará nesta semana. Já nesta terça-feira (26), à noite, o chefe do Executivo inaugura, no município de Tauá, o campus de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estado do Ceará (Uece). Na quarta-feira (27), o governador vai articular, em Brasília, a liberação de mais recursos para o Estado.
Na quinta-feira (28), será lançado o aplicativo 190 e os sistemas de monitoramento da cidades cearenses. No mesmo dia, será inaugurada uma escola de Ensino Médio em Santana do Acaraú e uma sede do Detran em Camocim, no Sertão de Sobral e no Litoral Norte, respectivamente. No dia seguinte, a agenda será em Pereiro, no Vale do Jaguaribe, onde Camilo Santana acompanhará e inaugurará uma série de obras para o município.
No sábado (30), o governador entrega mais uma sede fixa do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Desta vez, Caucaia será contemplada com a ampliação na segurança. São mais 113 policiais, além de 44 motos e duas viaturas, nas ruas da cidade. No último sábado (23), o reforço foi implantado em Maracanaú.
O chefe do Executivo também lembrou das principais ações da última semana, incluindo agenda na China, onde discutiu temas que envolvem, por exemplo, investimentos para o Acquario do Ceará e para a refinaria do Porto do Pecém.