O governador Camilo Santana assinou, na tarde desta quarta-feira (15), a ordem de serviço para início imediato das obras de instalação da rede de fibra ótica em todos os municípios cearenses. O Cinturão Digital existente no Ceará, atualmente, tem 4.400 km de redes de conexão em todo estado. O objetivo é ampliar essa rede em 60%, ou seja, 2.600 km. Hoje, o Cinturão abrange 77 municípios.
“Eu considero esse momento histórico. Garantir direito a todos no mundo digital em que nós viemos. Não há retrocesso, agora é só avançar cada vez mais na conectividade. Será um projeto rápido. Temos uma meta que é até 2022. Vai servir para todos, para todas as idades, e todas as áreas da economia cearense e para os serviços públicos dos municípios”, afirmou Camilo Santana, garantindo que o wi-fi gratuito será liberado inicialmente para 77 municípios em outubro deste ano.
O programa terá como objetivo fornecer internet de banda larga maneira gratuita em local a ser determinado pelas prefeituras; entre outros benefícios está a possibilidade de expansão do programa de videomonitoramento ; a inclusão social através da inclusão digital e facilidade de acesso a serviços e órgãos públicos.
O investimento do programa será de R$ 67,258 mi e tem como meta março de 2022 para que todos as 184 cidades do Estado estejam inclusas no programa.
Potencial social e inovador
Com investimento de mais R$ 67 milhões, o Programa conectará com fibra óptica todos os 184 municípios do Ceará, ofertando serviço gratuito de internet, via wi-fi em praça pública. As redes também devem conectar equipamentos e serviços públicos. Além de facilitar o acesso aos serviços públicos, a iniciativa vai promover inclusão social e digital da população de baixa renda, oferecendo acesso à informação, conhecimento e oportunidades presentes nas plataformas digitais.
Para isso, o Governo do Ceará, por meio da Etice, vai expandir em 60% a infraestrutura do Cinturão Digital, que passará dos atuais 4.387 km de fibra óptica, sendo 988 km na Capital e 3.399 km no Interior, para 7.046 km. A cobertura dos 184 municípios deve ser concluída até 2022.