O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela visitaram, no início da tarde desta quinta-feira (4), o Instituto Maria da Penha para debater políticas em defesa dos direitos das mulheres no Ceará com a idealizadora da ONG, Maria da Penha. Camilo e Izolda reforçaram o compromisso pela luta por mais ações que combatam a violência e garantam mais oportunidades às cearenses.
Símbolo do combate à violência contra a mulher, Maria da Penha ouviu do governador as principais propostas da coligação “Por um Ceará cada vez mais forte” que atendem reivindicações da militância das mulheres. Camilo destacou a admiração pela história e atuação do instituto, e garantiu que sempre todas as recomendações vindas dele serão muito bem-vindas. “Temos a tarefa de mudar esse cenário”.
Plano de Governo
Em parceria com vários órgãos do sistema de garantia de direitos e da Justiça, além da Prefeitura de Fortaleza, a gestão de Camilo Santana no Governo do Ceará implementou a Casa da Mulher Brasileira (CMB) no meio deste ano – mediante termo de posse do Governo Federal. Localizado na Capital, no bairro Couto Fernandes, o equipamento acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, com suporte judicial, psicossocial e capacitação em prol da autonomia econômica.
Para sua reeleição, Camilo apresenta no plano de governo mais duas grandes ações para as principais regiões do Estado: a construção da Casa da Mulher Cearense, com plantões de Delegacia 24h, Defensoria, Ministério Público e Tribunal de Justiça, nos moldes da CMB; e a implantação dos Núcleos de Autonomia Econômica para Mulheres, ofertando qualificação profissional, encaminhamento ao mercado de trabalho e linhas de crédito para abertura do próprio negócio.
Ao fim da visita, Camilo Santana e Izolda Cela assinaram termo de compromisso no Instituto Maria da Penha para seguirem com administração pública atenta às principais necessidades e reivindicações da militância pelos direitos da mulher.