O governador Elmano de Freitas e o Ministro da Educação, Camilo Santana, já tem definida a agenda de visitas a cidades da Grande Fortaleza e do Interior do Estado para reforçar o palanque dos candidatos a prefeito que integram a base de sustentação ao Palácio da Abolição.
Camilo anunciou, na noite deste sábado (24), ao participar da inauguração do comitê do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, que vai tirar férias do MEC para se dedicar à campanha eleitoral no Ceará.
A agenda de Camilo e Elmano, sintonizada com o presidente Lula, passará por pequenos, médios e grandes municípios. As cidades de Fortaleza e Caucaia, que terão a disputa à Prefeitura levada ao 2º turno, ganham atenção especial nessa primeira etapa da corrida eleitoral.
AGENDA NA RMF E INTERIOR
Os olhares de Camilo e Elmano não estão voltados exclusivamente aos colégios eleitorais considerados mais importantes, como Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Itatipoca, mas, na agenda, entram, também, pequenas e médias cidades. Os números das pesquisas de intenção de votos são o principal componente para definição da agenda de visitas.
CAUCAIA
Com 245.552 eleitores, Caucaia terá a eleição disputada no segundo turno. O município ganha ainda mais relevância na agenda política das lideranças do PT com a polarização surgida na arrancada da campanha à Prefeitura, entre o candidato Waldemir Catanho e o Coronel Aginaldo, do PL.
A pesquisa AtlasIntel, divulgada, na última segunda-feira, mostrou Catanho com 27,6%, empatado com Aginaldo, 27,4%, vindo, em seguida, Naumi Amorim, do PSD, com 21,1%, e Emília Pessoa (PSDB), com 15,2% das intenções de votos.
DESEMPENHO EM PESQUISA
Os números da pesquisa retratam a nacionalização da disputa pela Prefeitura – de um lado, Catanho, com apoio de Lula, Camilo e Elmano, e do outro lado, Aginaldo, aliado do ex-presidente Bolsonaro.
Os articuladores políticos do Palácio da Abolição ficaram surpresos com os índices de aceitação eleitoral de Waldemir Catanho.
A projeção, com base nas pesquisas qualitativas, apontava para uma performance mais consistente de Catanho somente na primeira semana de setembro, mas os números chegaram mais cedo, deixando entusiasmo entre as lideranças petistas, atraindo, assim, atenção da cúpula estadual do PT para a cidade de Caucaia.