O Ministro da Educação, Camilo Santana, aparece, entre os integrantes da equipe do primeiro escalão do Governo Lula, como um dos mais bem avaliados no ano de 2023. A avaliação está na pesquisa do Genial/Quaest, divulgada, nesta quarta-feira (20), que mostra, também, os índices de popularidade do presidente Lula.
O ex-governador do Ceará ganhou destaque com as medidas para fortalecimento do ensino público, ampliação dos recursos da merenda escolar, instituição do ensino em tempo integral para todo o Brasil e retomada das obras de escolas, quadras esportivas e creches que estavam paralisadas.
Os números da pesquisa do Instituto Genial/Quaest mostram que, entre os mais citados, estão Fernando Haddad (Fazenda), com 7% de citações, Flávio Dino, (Justiça e Segurança Pública), com 4%, e Camilo Santana (Educação), com 2% das menções feitas pelos entrevistados.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro e ouviu 2.012 pessoas presenciais, com idade de 16 anos ou mais em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, a aprovação do governo Lula (PT) é de 54%, enquanto a desaprovação é de 43%. A desaprovação do governo Lula oscilou de 42% para 43% desde outubro. Já a aprovação foi de 54%, assim como dois meses atrás; 3% não souberam responder.
Segundo, ainda, a pesquisa, no Nordeste, o governo Lula é aprovado por 70% de aprovação e 28% de desaprovação. A nota média na região foi de 6,9 (de 0 a 10), segundo a sexta e última pesquisa do ano feita pelo instituto.
Os dados mostram, também, que, na Região Sul, 51% desaprovam, enquanto 46% aprovam e, no Sudeste, 49% aprovam e 47% desaprovam a gestão petista, enquanto, no Centro-oeste/Norte, Lula tem aprovação de 51%, e desaprovação de 47%.