O ministro da Educação, Camilo Santana, transformou o Ceará em referência no ensino público ao longo dos oito anos que administrou o Estado e agora abre caminhos para o Brasil ser contemplado com as mesmas medidas que deram resultados na melhoria da leitura e da escrita dos estudantes cearenses.

O Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Carlos Alberto e do jornalista Beto Almeida, destaca a repercussão das medidas anunciadas pelo Governo Federal na área da educação.

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por 22 emissoras de rádio no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.

INVESTIMENTOS DE R$ 3 BILHÕES

Camilo anunciou investimentos da ordem de R$ 3 bilhões, entre 2023 e 2026, com o objetivo de combater o déficit no aprendizado agravado, principalmente, com a pandemia da Covid-19. Segundo Camilo, a não alfabetização leva a perdas do potencial econômico e social da população e do país.

“Os estudos mostram que, quando o cidadão se alfabetiza, ele tem a chance de ter uma renda duas vezes maior; ainda, ele tem 26% condições de ter um trabalho formal e ele tem, inclusive, a condição de ter uma situação de saúde melhor quando ele é alfabetizado”, disse o ministro da Educação, ao convocar toda a classe política para se engajar na iniciativa.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

  • Gestão e Governança: oferta de mais de 7 mil bolsas para articuladores da política nos territórios, para a implementação local das iniciativas e para garantir que todas as redes de ensino elaborem e publiquem sua política territorial em até 90 dias após a adesão ao compromisso;
  • Formação: recursos para viabilização de formações locais, para que as redes de ensino implementem sua Política de Formação de Gestores Escolares e sua Política de Formação de Professores Alfabetizadores;
  • Infraestrutura Física e Pedagógica: recursos para que as redes de ensino disponham de material didático complementar para a alfabetização, material pedagógico de apoio aos docentes da educação infantil e espaços de incentivo a práticas da leitura apropriados à faixa etária e ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos educandos;
  • Reconhecimento de Boas Práticas: prêmio para gestores que trabalham com práticas pedagógicas e de gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização e na diminuição das desigualdades educacionais, sociais e raciais;
  • Sistema de Avaliação: produção de parâmetros técnicos e articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica, para a tomada de decisões de gestão no âmbito da rede de ensino, da escola e do processo de ensino-aprendizagem e disponibilização de instrumentos diversificados de avaliação da aprendizagem dos educandos.