Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador Camilo Santana (PT) destacou, nesta terça-feira (29), ao participar da inauguração de novos leitos do IJF 2, no centro de Fortaleza, que, no Ceará, tem uma parceria administrativa e política com o PDT. As palavras de Camilo representam um recado para a candidata Luizianne Lins que o vincula, em mensagens postadas pelas redes sociais, a campanha do PT à Prefeitura de Fortaleza.

Ao abrir a campanha no domingo, Luizianne se antecipou e deixou claro que, mesmo sabendo da vinculação de Camilo com os irmãos Cid e Ciro Gomes, iria trabalhar com o nome do Chefe do Executivo Estadual na corrida eleitoral:

“A gente espera que esteja junto. Camilo tem sido um governador bem avaliado em Fortaleza e já vínhamos conversando muito”, expôs Luizianne.

A candidata do PT à sucessão municipal não perdeu tempo e, nas redes sociais, transformou as palavras em ação e postou uma mensagem com a foto do Governador Camilo Santana. Luizianne se vincula a Camilo que, do ponto de vista político, trabalha nos bastidores para eleger o candidato do PDT à Prefeitura, José Sarto. A mensagem de Luizianne é em outra direção: “quem defende você é o PT“.

SEM IMPEDIMENTO LEGAL


Como ambos são filiados ao Partido dos Trabalhadores, não há impedimento, do ponto de vista da legislação, para Luizianne Lins se vincular à imagem de Camilo Santana. A mensagem gera, porém, embaraço no campo político e partidário uma vez que, dentro do próprio PT, aliados de Camilo estão sintonizados com a candidatura de José Sarto, do PDT.

Uma declaração do governador Camilo Santana tem um recado mais direto para a candidata do PT.

“Eu quero dizer que todos sabem da minha parceria administrativa com Roberto Cláudio, um amigo, um grande prefeito”, disse. “Aliás, não só uma parceria administrativa, mas uma parceria política com o PDT no Ceará, minha vice-governadora é do PDT”, observou Camilo.

O governador Camilo Santana, em outra declaração deixou transparecer que a mensagem de Luizianne Lins é Fake News:

“Eu espero que possa fazer uma campanha tranquila com propostas. Aliás, quero mandar um recado para todos os candidatos: que a gente possa ter nesta eleição uma campanha com propostas, sem baixaria, sem Fake News, respeitando a população e respeitando o momento que estamos vivendo”.

Confira na íntegra áudio do governador

TENTATIVA FRUSTRADA DE UNIR PT E PDT

O governador Camilo Santana se movimentou, ao longo dos meses de agosto e setembro, para viabilizar uma aliança entre PT e PDT na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. Camilo tentou convencer Luizianne sobre a importância da aliança que, no Ceará, já tem mais de 10 anos. Lideranças estaduais do PT, como o deputado federal José Nobre Guimarães, chegaram a participar das articulações, mas o movimento não obteve êxito, Luizianne se manteve candidata e o PDT lançou o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, à sucessão do prefeito Roberto Cláudio.

Definido esse quadro, ficou, entre os interlocutores do PT e do PDT, uma espécie de pacto de não-agressão, mas os constrangimentos e mal-estar entre os ambos os partidos já começaram.

O primeiro conflito foi o questionamento, pelo PDT, de uma pesquisa realizada pelo Instituto Zaytec contratada pelo PT. Agora, o segundo mal-estar é com a mensagem de Luzianne que tenta se vincular a Camilo. A estratégia pode confundir muitos eleitores e atrair o voto de simpatizantes de Camilo Santana para a petista.