A campanha do PT e dos partidos aliados ganha na última semana que antecede ao primeiro turno da eleição o reforço e a participação direta do Ministro da Educação, Camilo Santana. Com aval do presidente Lula, Camilo se afastará do cargo, entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, para se dedicar à campanha eleitoral.
Camilo tem convites para visitar mais de 100 municípios, mas o curto espaço de tempo até o dia 6 de outubro não o permitirá a acompanhar os candidatos a prefeito na maratona de caminhadas e comícios. A agenda terá, porém, algumas prioridades: a campanha do PT na cidade de Fortaleza ganhará, a partir da próxima semana, a participação mais efetiva e diária do Ministro da Educação. Camilo vai intensificar as visitas aos bairros ao lado do candidato do PT à Prefeitura, Evandro Leitão.
Ao lado de Camilo e Evandro, estará, também, o Governador Elmano de Freitas. A agenda de Camilo está aberta para visitas aos Municípios da Região Metropolitana do Cariri e, também, da Região Norte, com olhos voltados à campanha da candidata do PSB à Prefeitura de Sobral, Izolda Cela.