A vitória de Evandro Leitão é marcada não apenas pelo simbolismo da reconquista da Prefeitura de Fortaleza pelo PT, mas representa, também, a consolidação de uma nova liderança política no Ceará, que é o ministro da Educação, Camilo Santana.

A caminhada para construção dessa liderança começou, em 2022, quando Camilo administrou o fim da aliança com o PDT e conquistou para o PT, com Elmano de Freitas, o Governo do Estado.

A vitória no primeiro turno com Elmano e a expressiva votação na eleição ao Senado o deixaram como referência nacional no PT e o levaram a ocupar uma das pastas mais importantes do Governo Lula. A trajetória política e eleitoral despertou ciúmes e, certamente, inveja.

Em Brasília, mesmo enfrentando o ‘fogo amigo’ entre aqueles que o vêem bem perto do presidente Lula, Camilo não se incomodou com a ciumeira, colocou o pé na estrada e criou uma pauta que o projetou ainda mais no Governo e no cenário político do País.

A agenda no MEC começou a sair cedo do papel: reajuste dos valores destinados à merenda escolar, instituição de um plano nacional de ampliação da rede de escolas em tempo integral e o Pé-de-Meia, um auxílio mensal de R$ 200 para os alunos do ensino médio não abandonarem a sala de aula. Ao longo dos três anos do ensino médio, a soma das parcelas do benefício chega a R$ 9.200.

O Pé-de-Meia que, em todo o Brasil, contempla 3,9 milhões de estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos da rede pública, é a principal marca do Governo Lula e deixou o Ministro Camilo Santana na vitrine, tanto entre lideranças políticas e educadores quanto entre pais e estudantes. O programa beneficia, atualmente, 270 mil alunos nas 184 cidades do Ceará.

Ao final da apuração dos votos da eleição municipal, Camilo atendeu ao pedido do presidente Lula que gostaria de receber, como maior presente de aniversário, a vitória em Fortaleza. O pedido foi feito quando o líder petista participou, na Praça do Ferreira, do comício que marcaria a caminhada de Evandro Leitão no 2º turno.

Lula, ao completar 79 anos de idade no domingo (27), recebeu o presente de aniversário que mais esperava: a reconquista do comando administrativo da Prefeitura de Fortaleza pelo PT. A vitória surgiu da habilidade e mobilização liderada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.

LEIA MAIS