O Governador Camilo Santana (PT) divulgou, por meio das redes sociais, que, neste domingo (14), se reuniu, de forma virtual, com representantes do Fundo Russo de Investimentos para conversar sobre a compra de 5 milhões e 870 mil doses da vacina Spunitik V. “Esperamos assinar o contrato com o Fundo no começo da semana“, antecipou Camilo, em comunicado, no início desta noite, pelas redes sociais.
O Ceará faz parte do Consórcio dos Estados do Nordeste que fechou uma compra com um total de 37 milhões de vacinas da Sputinik V. De acordo com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, as 5,87 milhões de doses da vacina russa fazem parte do pacote negociado pelo Consórcio dos Estados do Nordeste. Todas as doses, conforme Camilo Santana, serão recebidas pelo Ministério da Saúde e as distribuirá aos Governos Estaduais.
Segundo Camilo Santana, a aquisição da vacina vai fortalecer o Plano Nacional de Imunização “para que o processo de vacinação se dê de forma mais rápida e segura’’. A Sputinik ainda não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a previsão é de que as primeiras doses do imunizantes cheguem ao Brasil no mês de abril.
Antes de entregar o caso, o que aconteceu, neste domingo, o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu com governadores da Região Nordeste para discutir uma ação conjunta com os estados para aquisição e distribuição da vacina de origem russa.
Camilo voltou, na noite deste domingo, a reafirmar medidas de restrições a atividades econômicas não-essenciais e dirigiu um novo apelo aos cearenses para preservarem a própria saúde a partir do isolamento social. Ele relatou as dificuldades para atendimento do grande número de pessoas infectadas pela Covid-19, principalmente, a quem precisa de um leito de UTI.