Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador Camilo Santana (PT) fez apelo, nesta terça-feira, para o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, manter diálogo com o Instituto Butantan, do Estado de São Paulo, para agilizar a aprovação e distribuição da vacina contra a Covid-19.

Camilo, ao lado do Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, participou de uma videoconferência com o Ministro da Saúde e os governadores para discussão sobre as medidas que precisam ser adotadas para imunização dos brasileiros.

O apelo de Camilo Santana sobre a necessidade de diálogo entre o Governo Federal e os Governos Estaduais e Municipais surgiu por conta das divergências políticas entre o Palácio do Planalto e o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que, por meio de uma parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech que produz a vacina Coronavac, anunciou, para o mês de janeiro, o início da imunização contra a Covid-19.

A vacina, porém, depende do aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Camilo defendeu que, seja qual for a vacina, o Ministério da Saúde (como pode conferir no vídeo) precisa conversar com os Estados e os Municípios nessa fase crítica da crise sanitária do País. O Governo de São Paulo, na parceria entre o Instituto Butantan e aSinovac Biotech, terá, a partir de janeiro, 15 milhões de dose da vacina.

Confira na íntegra vídeos do diálogo.

PLANO DE VACINAÇÃO

O plano de vacinação com a CoronaVac em São Paulo começa no dia 25 de janeiro do próximo ano e será divido em quatro fases, para garantir a eficácia e abrangência maior dos grupos de risco.

Os trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 75 anos serão os primeiros a receber as doses. Os grupos prioritários serão vacinados em quatro fases e terão quase 1,8 mil cearenses.

A meta é imunizar pelo menos 95% desse público-alvo. O presidente Jair Bolsonaro também se pronunciou nessa segunda-feira, e afirmou que o governo federal vai oferecer a vacina contra a covid-19 para toda a população de forma gratuita e não obrigatória.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp