O governador Camilo Santana disse, durante a entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 21 emissoras no Interior), que o Governo Federal precisa se sensibilizar com a situação do Ceará e liberar a autorização para o Estado contrair empréstimos internacionais.
Camilo disse que o Ceará é, entre os 27 estados da Federação, o que tem melhor desempenho financeiro e fiscal, vem fazendo investimentos e, mesmo assim, tem sido punido pela demora da União em autorizar o pedido de empréstimos. A mesma situação, conforme enfatizou, é enfrentada, também, pela Prefeitura de Fortaleza.
A autorização precisa ser enviada pela Casa Civil do Governo Federal ao Senado votar e dar o aval para o Estado receber os recursos de empréstimos. O Ceará, segundo Camilo Santana, tem boa capacidade de endividamento e, por essa razão, está credenciado a contrair empréstimos externos.
Camilo afirmou, ainda, que tem conversado com os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado, sobre a necessidade do Governo Federal liberar as autorizações para o Estado receber os recursos dos empréstimos.