O governador Camilo Santana (PT) e o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, apresentaram, nesta sexta-feira, por meio das redes sociais, a criação da Fundação de Saúde do Ceará (Fundsaúde).


Durante transmissão, o governador e o secretário da saúde ressaltaram a importância da instituição para o estado, em que terá como principal função apoiar os municípios na execução dos serviços de saúde regionais.

“Nós estamos em curso no meio de uma pandemia de proporções internacionais. O Estado do Ceará, com a colaboração do governador, se tornou um dos estados mais harmônicos da relação entre a ciência, a tecnologia e a decisão política, e a Fundação é um dos passos que consolida isso”, afirma o secretário da saúde Dr. Cabeto.


Segundo o Dr. Cabeto, a Fundação mostra a preocupação que o Estado tem tido em colocar o bem-estar da população em primeiro lugar com o melhoramento da saúde pública, buscando alcançar a quem não tem acesso, com expectativas de transformar o Sistema de Saúde do Estado.

“Não é um trabalho fácil, mas a Fundação vem com o trabalho de colaborar com os hospitais do estado, estabelecendo parcerias para melhorar a gestão das regiões de saúde desenvolvendo e aproximando a realidade do Sertão Central, da Região Norte, do Vale do Jaguaribe,e do Cariri com o objetivo de estabelecer uma equidade”, continua o secretário Dr. Cabeto.


O governador afirma, ainda, que cada uma das cinco macrorregiões contará com hospitais de alta complexidade.
“O objetivo é que 90% das necessidades da saúde do cidadão sejam resolvidos naquela região. O Ceará foi dividido em cinco macrorregiões de saúde. Cada região dessa vai ter um hospital funcionando de alta complexidade”, observou Cabeto.

A Fundação de Saúde do Ceará não será mantida pelo Estado, porém, prestará serviço ao poder público mediante contrato tendo autonomia em captar outras fontes de receita.