“Um momento grave”,disse o governador Camilo Santana ao falar sobre a situação do Ceará em meio a pandemia do novo coronavírus, e diante disso, anunciar a prorrogação do decreto de isolamento social no estado por mais 15 dias. O novo decreto começar valer a partir desta quarta-feira (6) e se estende até o dia 20 deste mês.

O anuncio foi feito em uma live nas redes sociais do governador e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que estavam juntos nesta terça-feira (5) para informarem sobre a nova data do isolamento e sobre a imposição de medidas mais rígidas. Uma das medidas é o uso obrigatório de máscaras para população quando estiverem fora de suas residências. Essa e outras medidas começam a valer a partir desta sexta-feira (8).

Em Fortaleza, como anunciado por Roberto Cláudio haverá um decreto específico com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. Além disso, o prefeito também informou que haverá a aplicação de novas medidas de cuidado e prevenção destinadas ao execício das atividades que permanecem em funcionamento, como supermercados e farmácias.

Mesmo com as medidas de combate, prevenção e fiscalização por parte do poder público, Roberto afirma que “o melhor fiscal deve ser a nossa consciência”, ao salientar a importância da adesão do isolamento por parte da população.

Camilo Santana, ao ponderar sobre as circunstâncias disse que há a compreensão da gravidade do momento que exige muitos desafios, “mas muita união'”, entre a população e governo para que com a cooperação de todos ocorra a diminuição dos efeitos da pandemia no estado.