A presença do senador Tasso Jereissati (PSDB), ao lado dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) e do Governador Camilo Santana (PT), durante solenidade de inauguração de obras, nesta quinta-feira, no Complexo Portuário do Pecém, gera muitas especulações sobre a corrida eleitoral de 2022.

Camilo, ao convidar Tasso, Ciro e Cid, fez uma homenagem a três líderes políticos que, nos últimos 30 anos, cumpriram papel importante para o avanço da infraestrutura portuária do Ceará. O gesto de cortesia de Camilo não se encerra, porém, com a homenagem e quer, queria ou não, alimenta as especulações nos bastidores da política no cenário pré-eleitoral.

A primeira sinalização sobre maior aproximação entre PDT e PSDB foi dada, no início da semana, quando o senador Cid Gomes, ao se reunir com os dirigentes pedetistas, fez elogios ao senador Tasso a quem classificou como o maior governador da história do Ceará. Cid falava naquele momento sobre a possível presença do PSDB na aliança com o PDT na disputa pelo Governo do Estado. Os tucanos estão bem próximos ao PDT.

Ciro e Tasso tem uma convivência de quase quatro décadas na política. A convivência começou em 1986 e, no ano seguinte, em 1987, Tasso, ao assumir o primeiro mandato de governador, escolheu Ciro como líder do Governo na Assembleia Legislativa. Ciro se destacou, ganhou projeção e, em 1988, Tasso o fez candidato a prefeito de Fortaleza. Eleito para suceder a então prefeita Maria Luiza Fontenele (PT), Ciro conquistou ainda mais visibilidade e, dois anos depois, em 1990, é escolhido por Tasso candidato ao Governo do Estado.

Sem dificuldades, Ciro ganha a eleição, assume o comando administrativo do Estado e, quatro depois, o devolve a Tasso. A partir daí, Tasso e Ciro entram no cenário político nacional e as divergências locais os levam ao distanciamento, mas nunca à inimizade. Mesmo com caminhos diferentes na política nacional, Tasso e Ciro mantiveram o diálogo que os colocam hoje na direção do mesmo palanque.

Durante a solenidade no Pecém, Tasso recebeu elogios do Governador Camilo Santana e dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Como retribuição, foi contemplado, também, com bons adjetivos pela conduta política adotada no exercício dos três mandatos de governador e dois mandatos de senador. Os caminhos para a aliança entre Tasso, Cid, Ciro e Camilo nas eleições de 2022 estão bem abertos.