O Caminhão do Cidadão segue atendendo à população em situação de vulnerabilidade social e leva, na próxima semana, os serviços de identificação e registro civil para 12 comunidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De segunda-feira (22) a sábado (27), as unidades móveis de cidadania da Secretaria da Proteção Social (SPS) atenderão cinco bairros em Fortaleza, três em Caucaia, três em Maracanaú e a Casa de Retiro Piamarta, em Itaitinga.
Entre os serviços oferecidos estão emissão gratuita da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital).
A programação começa segunda-feira, pelos bairros Planalto Ayrton Senna e Manuel Sátiro, na Capital, e pelo bairro Cipó, em Caucaia; e segue na terça-feira (23), nos bairros Aerolândia e Serrinha, em Fortaleza. Na quarta-feira (24), equipes da SPS estarão nos bairros Padre Júlio Maria, em Caucaia, e Jari, em Maracanaú.
A comunidade do Conjunto Ceará II e da Pajuçara, em Maracanaú, serão atendidas quinta-feira (25); e as da Casa de Retiro Piamarta, no Riachão, em Itaitinga, e da Arena Carlão, em Maracanaú, na sexta-feira (26). Sábado, o Caminhão do Cidadão atende a comunidade do Parque Guadalajara, na Jurema, em Caucaia. Os atendimentos são das 9h às 16 horas.
Documentação necessária
Para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), os usuários devem estar com CPF regular, junto à Receita Federal; e apresentar Certidão de Nascimento, se for solteiro; ou de casamento, se for casado (documento original e cópia legíveis, sem rasuras). Caso seja divorciado ou viúvo, é necessário que a informação esteja averbada na certidão de casamento.
Crianças na faixa etária de zero a 15 anos de idade, sem CPF, terão o número gerado automaticamente com a emissão da CIN, desde que estejam acompanhadas por responsável legal (pais, avós, tios legítimos ou irmãos maiores de 18 anos), e estejam com CPF regularizado na Receita. Requerentes com menos de 16 anos, assistidos pelo Conselho, precisam apresentar declaração de tutela e comprovante de endereço, com número do CEP válido.