Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Programa Jornal Alerta Geral – Especial Caminhos da Aposentadoria esclareceu, neste sábado (4), todas as dúvidas do nossos ouvintes e internautas, relacionadas a benefícios assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O programa tem a participação do advogado e professor de direito previdenciário, Paulo Barcelar, ao lado do jornalista Luzenor de Oliveira.

A nossa produção recebeu, ao longo da última semana, várias perguntas sobre os mais assuntos relacionados à Previdências Social, como tempo de contribuição, auxílios doença, acidente , pensão, dentre outros. Se você também tem alguma dúvida sobre esses assunto e deseja participar, basta enviar sua dúvida para o Whatsapp https://api.whatsapp.com/send?phone=5585996126159″>(85).99273.4353.

A Neide, do Crato, informou que trabalha como doméstica e questionou quais seus direitos cas ia do trabalho. O Professor Paulo Bacelar disse que ela se enquadra na modalidade de empregada doméstica sim e, caso não tenha sua carteira assinada, está perdendo todos os seus direitos, como FGTS, auxilio maternidade, seguro desemprego.

A Maria Eroneide , de Acopiara, relata que tem 48 anos e contribui há 15 anos pelo Simples Nacional. Ela relata que – por conta do fraco movimento de seu negócio – pensa em fechar as portas. A dúvida dela é: se ela parar de contribuir, ela continua com direito de aposentadoria. O especialista em direito previdenciário diz que sim, que ela mantem o direito pois já fechou os 15 anos (mínimo) necessários para o benefício. Contudo, ele alerta para que ela fique alerta caso algo mude nos próximos 14 anos, que é o tempo que falta para a mesma completar a idade mínima para aposentadoria nessa categoria (62 anos). Além disso, Bacelar orienta que a empreendedora continue contribuindo – pelo menos uma vez por ano, como contribuição individual – para manter seus direitos, como auxílio doença ou acidente, pensão por moprte, entre outros.

Se você perdeu o programa, acesse abaixo e tire suas dúvidas.

JORNAL ALERTA GERAL

A edição do Alerta Geral, pelo rádio e pela Internet, tem muitas orientações, com a participação do professor Paulo Bacelar, para quem quer saber mais sobre os auxílios. Quem quiser participar, basta enviar sua dúvida para o Whatasapp (85).99273.4353.

Os ouvintes e internautas de todo o Brasil podem acompanhar o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria pelo rádio e, também, pela Internet. Aos sábados, são 37 emissoras que retransmitem o Jornal Alerta Geral a partir da Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, pelas redes sociais do Ceará Agora. Quem perder a edição do Especial Caminhos da Aposentadoria pode acessar ao conteúdo disponível no site.

REDES SOCIAIS

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora
Share on facebook Share on twitter Share on whatsapp

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp