Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As mudanças nas regras de transição para se aposentar em 2021 já começaram a valer a partir de janeiro. A nova Previdência, que completou um ano em novembro, trouxe quatro regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição e uma da aposentadoria por idade para as pessoas que já contribuíam com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Algumas dessas regras têm alterações anuais. Por isso, quem quiser se aposentar a partir de agora deve observar essas alterações. Uma delas é a da idade mínima, que em 2021 será de 57 anos para as mulheres e 62 anos para os homens, desde que tenham contribuído por 30 anos e 35 anos, respectivamente.

Com as novas regras surgem, também, dúvidas entre milhares de beneficiários do país. O jornal Alerta Geral – Especial Caminhos da Aposentadoria, a maior rede de comunicação sobre a previdência social pelo rádio e pela internet, tem neste sábado (2), esclarecimentos e muitas informações sobre aposentadorias e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. Quem contribui para o INSS deve ficar atento com as normas que estão valendo e precisa avaliar, com segurança, a quantidade de contribuições e a idade para o pedido de aposentadoria.

ACOMPANHE O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

PERGUNTAS

Sobre a idade para conseguir o benefício, a Maria de Santa Quitéria pergunta: tenho 28 anos de INSS, de idade tenho 45 anos, quando vou poder me aposentar? Entro nessa nova lei?

Uma das perguntas mais frequentes também é sobre a perícia médica que sofreu alteração devido a pandemia, como questiona a Cristina de Viçosa do Ceará: minha filha tira o BPC faz 14 anos e só fez uma perícia. A ouvinte pergunta se é normal ela não ser notificada para mais nada de perícia.

Já a Cláudia de Quixeramobim pergunta sobre o pente-fino em 2021: meu irmão recebe o BPC por deficiência e já vai completar 60 anos em janeiro de 2021, quero saber se ele fica fora da operação.

REDE DE COMUNICAÇÃO

O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria, gerado a partir dos estúdios da Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, é transmitido pela Internet em nossas rede sociais do Ceará Agora e por 33 emissoras de rádio no Interior do Ceará. Os ouvintes e internautas de qualquer parte do Brasil podem deixar a mensagem no whatsApp (85) 99273.4353 que as respostas serão dados no ar, aos sábados, pelo rádio pela Internet.

Acompanhe as redes sociais

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp