Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os candidatos que disputam a prefeita de Fortaleza trabalham, nesta semana, com os primeiros números sobre as pesquisas de intenção de votos. Os resultados já começaram a ser divulgados e dão uma amostra do cenário político para o pleito deste ano. O assunto, que interessa aos eleitores e a todos os fortalezenses, ganhou destaque na edição desta terça-feira (13) do Jornal Alerta Geral com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.

A primeira pesquisa, divulgada nessa segunda-feira (12), do Instituto Paraná, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº CE-07388/2020, ouviu, por telefone, entre os dias 9 e 11 de outubro, 740 eleitores e tem uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.

Pesquisa Estimulada

Diante dos dados, o jornalista Luzenor de Oliveira lança o questionamento sobre como os números foram recebidos pelos candidatos: geraram frustração ou estão dentro das projeções dos coordenadores das campanhas dos candidatos que disputam uma vaga no segundo da eleição na Capital? Em resposta, Beto Almeida avalia que a primeira pesquisa mostra resultados que estão dentro da expectativa dos candidatos.

“A grande surpresa pra mim são esses dois dígitos, 10,1% da intenção de votos atribuída ao candidato do PDT, portanto o candidato da situação, o deputado estadual José Sarto”, afirma o jornalista.

Pesquisa Espontânea

Beto salienta que mesmo com poucos dias de campanha eleitoral no rádio e na Tv, que iniciaram na última sexta-feira (9) e seguem até o dia 12 de novembro, o candidato do PDT, José Sarto já apresenta bons resultados. Outro ponto destacado pelo jornalista é que apesar de o deputado estadual ter testado positivo para covid-19 no último dia 5 e, por consequência, ter se ausentado da campanha nas ruas, a pesquisa do Instituto Paraná o indica como estando em 3º lugar na disputa pela prefeitura da Capital. Para Beto, a pesquisa “mostra claramente que ele é um candidato altamente competitivo”.

Avaliação da atual administração

A pesquisa do Instituto Paraná também colheu dados sobre a avaliação dos fortalezenses em relação à administração do atual prefeito da capital, Roberto Cláudio. Mais de 45% dos entrevistados avaliou a atual gestão municipal como ótima (14,5%) ou boa (30,7%), resultado que, para Beto, pode ser usado a favor da campanha de Sarto, que sendo do mesmo partido do prefeito pode usufruir da boa avaliação dá atual administração municipal para alavancar sua imagem na disputa.

“É como se fosse dizendo para o eleitor que é a continuidade de uma gestão que está ai aprovada, que é bem sucedida e que é considerava boa e ótima pela capital, pelos eleitores”, afirma Beto. Sobre o pleito, o jornalista avalia que a pesquisa revela que “teremos uma campanha altamente competitiva”.

Avaliação da administração do Prefeito Roberto Cláudio

Confira na íntegra o Bate-Papo político do Jornal Alerta Geral: