Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e demais instituições parceiras iniciarão, nesta quarta-feira (29), a campanha contra o abuso sexual de mulheres. No mesmo momento, equipes estarão nos sete terminais de ônibus da Capital (Papicu, Parangaba, Messejana, Conjunto Ceará, Lagoa, Antônio Bezerra e Siqueira), fazendo distribuição de panfletos e orientando a população. Cartazes serão afixados no interior dos veículos como forma de divulgar que o assédio é crime, deve ser denunciado e o abusador precisa ser punido.

Além do material impresso, a mobilização terá ampla disseminação nos ambientes internos, eventos, sites, programas de TV e rádio, jornais e redes sociais dos órgãos envolvidos, bem como em outdoors. O objetivo é que a campanha seja permanente.

O Judiciário cearense que idealizou a mobilização com base em projeto que teve à frente o TJSP, reunindo entidades públicas e privadas, para alertar sobre o abuso nos transportes públicos da Capital paulista.

No Ceará, faz parte da “Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, promovida anualmente de 20 de novembro a 10 de dezembro, em todo o mundo. A preocupação com o tema reside no fato de que, segundo pesquisa do Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em novembro de 2015, ônibus, trens e metrôs são os ambientes onde mais ocorrem assédio contra o sexo feminino.

PARCEIROS:

 – TJCE: Presidência, Coordenadoria Estadual da Mulher e Juizado da Mulher de Fortaleza.
– Prefeitura de Fortaleza: Gabinete do Prefeito, Empresa de Transporte Urbano e Guarda Municipal.
– Governo do Estado: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria da Segurança Pública (Polícias Civil e Militar).
– Câmara Municipal de Fortaleza.
– Ministério Público do Ceará.
– Defensoria Pública do Ceará.
– Bandeirantes Mídia Exterior.
– Universidade Federal do Ceará (UFC).
– Universidade Estadual do Ceará (Uece).
– Universidade de Fortaleza (Unifor).
– Centro Universitário Christus (Unichristus).
– Centro Universitário Estácio.
– Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7).
– Centro Universitário Farias Brito (FBUni).
– D&E Entretenimento.
– Associação Cearense de Magistrados.
– Associação dos Defensores Públicos do Ceará.
– Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.
– Serviço Social Trasporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trasporte (Sest/Senat).

Com informações da A.I