Os eleitores estão sendo mobilizados na corrida às urnas no dia 2 de outubro, mas a campanha de 2022 já antecipa alguns cenários de disputa pelas Prefeituras nos Municípios do Interior do Ceará e da Grande Fortaleza. É o caso, por exemplo, de Caucaia: a indicação da ex-primeira dama e deputada estadual Erika Amorim como candidata ao Senado abre o desenho de um novo quadro para as eleições de 2024 no Município.
Erika sabe que a corrida ao Senado, tendo como principal adversário o ex-governador Camilo Santana, é difícil, muito difícil, mas a campanha pode proporcionar-lhe a oportunidade da construção de uma pré-candidatura à Prefeitura de Caucaia.
Afinal, Erika passa a ocupar o espaço de oposição uma vez que o prefeito Vitor Valim apóia o candidato da coligação ‘Ceará Cada Vez Mais Forte’ ao Governo do Estado, Elmano de Freitas. Vitor trabalha, também, para fortalecer a candidatura de Camilo ao Senado.
Convencida pelo candidato a vice-governador Domingos Filho a aceitar o convite para a chapa do PDT ao Senado, Erika ouviu atentamente todos os pontos favoráveis e adversos nessa eleição, mas não escondeu o brilho nos olhos quando foi inserida no contexto eleitoral de 2024.
Erika nada perde com a atual candidatura a senadora e pode ter muito a ganhar: se bem votada em Caucaia, sai das urnas com uma pré-candidatura à sucessão de Vitor Valim. A costura de Domingos Filho foi bem pensada e a ex-primeira dama entendeu o recado e, sabedora das dificuldades eleitorais no pleito de 2022, aposta na leitura de que as urnas podem levá-la a sonhar com a Prefeitura de Caucaia em 2024. Os coordenadores políticos de Vitor Valim já passam, também, a construir esse novo cenário eleitoral.