Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

De 18 de janeiro a 30 de maio de 2021, 935.398 doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas em Fortaleza. De acordo com o balanço da campanha, atualizado nesta segunda-feira (31), 611.618 pessoas foram contempladas com a primeira dose dos imunobiológicos, dentre as quais 323.780 receberam a segunda.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite, apresentou os números relativos aos públicos prioritários atendidos até agora.

– Trabalhadores da saúde: 114.261 pessoas vacinadas.

– Idosos acima de 75 anos: 102.934 pessoas vacinadas, equivalendo a 117,2% da meta estabelecida.

– Idosos de 60 a 74 anos: 245.249 pessoas vacinadas, atingindo 95,8%.

– Gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade e com deficiência grave permanente: 142.634 vacinados.

– População vivendo em situação de rua: 275 pessoas vacinadas desde 24 de maio, data de início da quarta fase da campanha.

– Trabalhadores da educação: 365 pessoas vacinadas desde o último sábado, 29 de maio.

“Idosos acima de 60 anos residentes em Fortaleza e cadastrados no Saúde Digital podem procurar qualquer centro de vacinação para receber a primeira dose da vacina. E aquelas pessoas que estão com a data limite para a segunda dose atingida ambém devem se dirigir a um de nossos pontos para concluir o esquema vacinal”, orientou.

Caminhão do Cidadão

Também nesta segunda-feira (31/05), a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram a vacinação itinerante da população de rua de Fortaleza. O Caminhão do Cidadão irá percorrer diversos bairros da Capital para atender o público-alvo por meio de buscas ativas. A iniciativa vem proporcionando, também, a emissão de documentos pessoais. Nesta segunda, o caminhão está na Praça do Ferreira.

Até o início da tarde, 49 pessoas foram atendidas e 30 vacinadas.

“Dessa forma, alcançamos maior capilaridade do público inicialmente contemplado pela quarta fase da campanha. A ação envolve equipes da Prefeitura, do Governo do Estado e da Defensoria Pública”.

Avanço da campanha

A campanha de vacinação avança de acordo com o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde. A meta do Município é agendar, nesta semana, todos os que têm comorbidade, trabalhadores da educação, profissionais da segurança pública, agentes aeroportuários e pessoas em situação de rua.

“Como anunciado pelo prefeito Sarto, à medida que formos avançando no atendimento de grupos prioritários, ocorrerá a pactuação na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e novos grupos serão inseridos na campanha de vacinação”, informou.

Seguindo as diretrizes estabelecidas, Fortaleza iniciou, no último sábado (29), a vacinação de trabalhadores da educação. 

“Agendamos os cadastrados no Saúde Digital até quinta. Uma nova lista complementar, com trabalhadores do Ensino Superior, sairá para sexta-feira”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp