A Prefeitura de Fortaleza prossegue, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos até o dia 5 de dezembro, nas 10 Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, domingo e feriados, a sede da Vigilância (Rua Betel, 2980 – Maraponga) estará aberta das 8h às 17h.
No último sábado (06/11), foi promovido o Dia “D” de vacinação, com 227 pontos espalhados em toda cidade. Cerca de 500 profissionais atuaram na estruturação da vacinação, seja vacinando ou na logística.
Foram vacinados 252.883 animais, o equivale a 69% de cães e 41% de gatos. Lembrando que o Ministério da Saúde (MS) preconiza que 80% dos cães sejam vacinados, anualmente, na cidade, e que não há metas preconizadas para gatos pelo MS. O intuito é atingir a meta dos cães ao longo deste mês por meio de busca ativa em abrigos e lares de pessoas que não podem comparecer.
Para o gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, Atualpa Soares, o Dia “D” teve um resultado positivo, mostrando a adesão e o cuidado da população com seus animas. O gerente também enaltece o trabalho da equipe que vem atuando direta e indiretamente na Campanha. “Queremos chegar o mais perto possível de meta preconizada pelo MS. Temos que lembrar que a raiva é uma doença 100% letal e que ainda temos casos de raiva em animais silvestres (morcegos, saquis ou raposas), daí a importância de vacinar nossos animais para trazer a segurança para eles de não desenvolver a doença, assim como preservar nossas famílias, em uma possível fonte de interação com esses animais doentes”, ressaltou. Em Fortaleza, o último caso de raiva humana ocorreu em 2003.
Vacinação
Para realizar a imunização dos seus animais de estimação, os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal. Quem não possui o documento recebe a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação.
Durante a vacinação, os protetores devem adotar algumas medidas de segurança: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.
Informações úteis
A partir dos três meses de idade, cães e gatos, sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;
– Ao sair com o animal, mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
– Nunca provoque um animal;
– Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;
– Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias.
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos: lavar o ferimento com água e sabão e procurar orientação médica;
Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Regional de Saúde I
BOX de Zoonoses João Medeiros – Av. Dom Aloísio Lorscheider, 982 – Vila Velha
Regional de Saúde II
BOX de Zoonoses Paulo Marcelo – Rua 25 de Março, 607 – Centro
BOX de Zoonoses Rigoberto Romero – Rua Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000
BOX de Zoonoses Aída Santos – Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzon
Regional de Saúde III
BOX de Zoonoses Autran Nunes- Avenida da Liberdade, 65 – Autran Nunes
Regional de Saúde IV
Unidade de Vigilância de Zoonoses (sede) – Rua Betel, 2980 – Maraponga (anexo à UECE).
Regional de Saúde V
BOX de Zoonoses José Walter – Avenida D, 300, 2ª etapa – José Walter (próximo a areninha)
BOX de Zoonoses Conjunto Ceará- Avenida A, s/ – Conj. Ceará (Próximo a UAPS Maciel de Brito)
Regional de Saúde VI
BOX de Zoonoses Messejana – Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 – Messejana.