A semana é aberta com uma agenda de extrema importância para a saúde da população, especialmente, para as crianças. A partir desta segunda-feira começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.
A campanha será realizada durante todo o mês de agosto e os pais precisam ficar bem atentos: a imunização para todas as crianças, entre um e cinco anos incompletos, é fundamental para protegê-las de doenças perigosas, como a paralisia infantil e o sarampo.
No Ceará, a previsão é que pelo menos 95% das 509.183, ou, no mínimo, 483.724 meninos e meninas que estão na faixa etária entre 12 meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias recebam a dosagem de forma homogênea.
A ação tem o propósito de manter o estado de eliminação das doenças para evitar a reintrodução do vírus do sarampo, da poliomielite, da rubéola, e tentar reduzir a manutenção ou formação de bolsões de crianças que não foram vacinadas ou não obtiveram a devida resposta imunológica à vacinação, minimizando, desta forma, o risco de adoecimento.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças para receberem a vacina de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, até o último dia de agosto. No terceiro sábado deste mês, dia 18, haverá uma mobilização nacional da campanha de vacinação, evento conhecido como ‘Dia D’.