Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com foco na população jovem, com idade entre 20 e 29 anos, o Ministério da Saúde iniciou a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com objetivo de imunizar 9,4 milhões de brasileiros. A prevenção da doença só é garantida através da vacina e a imunização está disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios do Ceará.

Nessa fase, para os jovens adultos com apenas uma dose é recomendado um reforço da vacina. E para aqueles que nunca tomaram, perderam o cartão ou não lembram serão necessárias duas doses. Os dados mais recentes mostram que jovens nessa faixa etária representam a maioria dos casos de sarampo registrados, cerca de 30,6%.

A segunda fase da campanha vai até 30 de novembro, quando será realizado o dia Dia D da Vacinação contra o Sarampo. A exceção desta fase da ação, é para as gestantes de 20 a 29 anos que não devem se vacinar contra sarampo, já que o método de imunização se dá por uma versão enfraquecida do vírus.

No Ceará, foram notificados 177 casos da doença este ano, sendo cinco confirmados, 48 em investigação e 124 descartados. Em todo país, são mais de são mais de 5.400 casos em 19 estados brasileiros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp