O Pacto Contra o Coronavírus no Ceará chegou, nesta segunda-feira (19/07), ao município de Sobral. Essa é a primeira de uma série de ações previstas para o interior do Estado, contemplada pela campanha da Assembleia Legislativa que envolve parcerias visando sensibilizar os cidadãos sobre a Covid-19 e promover o cadastramento da população. Os integrantes do pacto estiveram no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Na sequência, seguiram para Viçosa do Ceará.
O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou a preocupação em cadastrar a população e conscientizar sobre a importância da vacina. “Nosso maior objetivo com essa campanha é sensibilizar as pessoas sobre o assunto. Sabemos que muitos não puderam se cadastrar, seja por falta de acesso ou de informação, e estamos aqui para ajudar a mudar esse cenário”, afirmou.
O trabalho que a Prefeitura de Sobral está realizando com a imunização da população foi elogiado pelo parlamentar, que também destacou a parceira com o IDT e com a CDL. “Só no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho são atendidas, em média, 1.600 pessoas por dia. É um bom ponto de captação das pessoas e realização do cadastro”, observou.
Evandro Leitão ressaltou que Sobral é um município polo com importante atividade comercial e, portanto, tem grande circulação de pessoas. “Com isso, reforçamos a estrutura do VaptVupt no IDT, para alertar os cidadãos, e seguimos com esse trabalho de sensibilização para que todos entendam que não podemos ter retrocesso nas ações e protocolos de segurança e nem relaxamento”, afirmou.
O deputado frisou ainda que a pandemia trouxe, além dos problemas sanitários, os de cunho econômico para o Estado. “A economia foi prejudicada, inclusive com postos de trabalhos perdidos. A prioridade são as pessoas, salvar vidas, mas, logo após, precisamos ter um segundo momento, que é a abertura gradual da economia. O pacto, além de informar e sensibilizar a população, também quer dialogar com o setor produtivo”, acrescentou.
O presidente da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Francisco Castro Menezes Junior, frisou que a mobilização é de grande importância e fortalece a necessidade da atenção à população, para que o transtorno provocado pela pandemia seja superado.
A gerente da unidade do IDT do Vapt Vupt de Sobral, Marylene Feijão, observou que o município já está com a vacinação bem adiantada através da campanha de imunização, promovida pela prefeitura municipal, “VacinaSol”, que está contemplando a população de 31 anos.
Sobre o trabalho de cadastramento realizado no IDT, a gerente informou que as atendentes são orientadas a abordar as pessoas sobre a importância da realização do cadastro para a imunização e auxiliam a população no processo. “No momento do atendimento, perguntamos se ela já se cadastrou e, caso não tenha feito, nós encaminhamos para que seja criado um e-mail e, em seguida, realizamos o cadastro no VacineJá”, adiantou.
Adalgisa Barbosa, de 23 anos, é uma das pessoas beneficiadas pela campanha. A jovem foi em busca de uma vaga de emprego e saiu cadastrada para a imunização. “Fiquei muito feliz em ter adiantado esse cadastro. Como não temos acesso à internet em casa, as pessoas da minha família que já se vacinaram estavam fazendo esse cadastro nos postos de saúde. Agora temos mais essa opção, o que facilita muito a nossa vida”, comemorou.
Na Câmara de Dirigentes Lojistas, o diretor José Cavalcante destacou a importância do Pacto Contra o Coronavírus e a necessidade de unir forças para aproximar o fim da pandemia.
A vice-presidente da CDL, Daniela Costa, também agradeceu a parceria com a Assembleia. “Temos aqui uma pessoa responsável por abordar os cidadãos e falar da importância do cadastro para a vacinação”, disse.
A campanha para fortalecer o cadastro no interior do Estado é uma parceria entre Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e IDT.
Integram o Pacto no Ceará: Governo do Estado – Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) -; Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) -; Prefeitura de Fortaleza – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) -; Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e Assembleia Legislativa.
(*) Com informações Assembleia Legislativa do Ceará