A campanha eleitoral de 2022 popularizou uma expressão que ainda está longe de ser conhecida da maioria dos brasileiros. A expressão ‘orçamento secreto’ se tornou uma das mais procurados na internet após declarações da ex-candidata do MDB, Simone Tebet, que, ao anunciar apoio ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, pediu o fim da distribuição de dinheiro a parlamentares sem identificação da autoria das emendas, nem especificação do destino dado ao dinheiro público.

O chamado orçamento secreto, que é composto por emendas de deputados federais e senadores, terá, pelo menos, R$ 19 bilhões em 2023. Esse volume de recursos está na proposta orçamentária que o Governo Federal enviou ao Congresso Nacional. O termo orçamento secreto, de acordo com pesquisa da empresa Quaest,  foi citado 541 mil vezes em Facebook, Twitter e Instagram e 232 mil usuários entre os dias 4 e 10 de outubro. O repórter Sátiro Sales, ao participar, nesta quinta-feira, do Jornal Alerta Geral, destaca a busca pelos temos ‘orçamento secreto’ nesse período da campanha eleitoral.

As citações têm mais cunho negativo porque o dinheiro público é usado para obras que os próprios parlamentares não fazem questão de dar publicidade. O Município de Tauá é a cidade brasileira que mais recebeu dinheiro do orçamento secreto nos últimos três e tem sido notícia pelo grande montante de recursos e poucas obras realizadas com as verbas da União.  

Confira a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Sallles

JORNAL ALERTA GERAL

O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e está, também, nas redes sociais do @cearaagora.