O prefeito Acilon Gonçalves anunciou em entrevista nessa quinta–feira (16), que os Guardas Municipais aprovados no ultimo concurso para a categoria, e que ainda não foram chamados, deverão ser convocados a assumir os cargos até o final desse mês. Além dessa notícia, Acilon falou de aspectos da administração e sobre o planejamento futuro.

“Estamos planejando políticas públicas permanentes para os próximos 30 anos,” destacou.

Segundo ele, atualmente o município vem num crescente de desenvolvimento, devido a continuidade das políticas públicas, que estão sendo executadas no tempo do planejamento.

“Temos que ter tranquilidade, frieza e intimidade com as pessoas para mostrar o tempo que vai acontecer cada coisa. Temos uma cidade planejada para 30 anos. Uma cidade que cresce 4% ao ano, precisa ter um plano diretor moderno e uma visão de futuro para não ficar estagnada”, ressaltou.

Destacou que o Eusébio vem liderando a chamada Governança Interfederativa, onde as boas práticas e políticas públicas realizadas com sucesso pelo município estão sendo replicadas em outras cidades.

“Essa governança interfederativa é um pool de cidades que se ajudam, trocam ideias e realizam trabalhos em conjunto. O Eusébio funciona como polo”, comentou.

Na área de Saúde, ele destacou a criação da UTI do Hospital Amadeu Sá com 10 leitos e que até o fim do ano quer inaugurar mais 20 leitos, sendo 10 neonatais, 10 infantis e 10 adultos. Citou ainda as parcerias público-privadas que o município vem conseguindo, como a doação de um terreno pela  empresa 3corações para construção de uma creche e um posto e saúde no bairro Santa Clara e outro terreno doado pelo Shopping Eusébio que proporcionou o alargamento da avenida que dá acesso ao Hospital Amadeu Sá. Já a M Dias Branco, segundo ele, fez toda a infraestrutura urbana que dá acesso a Cidade Alpha.     

“Para termos grandes empreendimentos precisamos investir na mobilidade urbana”, ensinou.

Acilon destacou que a grande colaboração que a Prefeitura vem dando às empresas que querem se instalar no município, além de incentivos fiscais, é a adaptação das rotas do transporte gratuito que o município financia, para que os trabalhadores possam ter acesso aos locais de trabalho de forma gratuita.

Dois grandes projetos em andamento, segundo ele, são: o Centro-Dia do Idoso para atender idosos com toda a assistência e suporte necessários para bem acolhê-los e o Centro Comunitário da Primeira Infância, onde as crianças passarão pelo menos um dia na semana com atividades extracurriculares, esporte, lazer, brincadeiras, alimentação balanceada para auxiliar no desenvolvimento das mesmas. Outro projeto para o futuro são os Centros Comunitários da Paz, que serão erguidos nos locais com maior índice de violência.

“Queremos fazer políticas que sejam irreversíveis e permanentes para que a cidade não tenha retrocesso”, pontuou.

Outro avanço citado por Acilon é a implantação do Protocolo Único, onde o cidadão poderá solicitar serviços, benefícios sociais, melhorias para a cidade, iniciar processos enfim, ter uma relação mais direta e objetiva com a administração.

“Temos uma equipe completa para dar respostas para termos uma relação mais próxima e resolutiva. Teremos também uma ouvidoria geral online para que os cidadãos possam interagir melhor com a gestão”, finalizou.

(*) Com informações Prefeitura do Eusébio