Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Prova ENEM

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) 2021, já podem consultar o gabarito oficial da prova, viuvados nesta quarta-feira (1), pelo Ministério da Educação. Eles são válidos tanto para a versão impressa, quanto a para digital.

Segundo o gabarito oficial da prova, a questão sobre a Copa do Brasil que caiu na prova de matemática do Enem 2021 foi anulada,.

Nota final
Com o número de acertos, no entanto, não é possível prever as notas. Isso porque a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que leva em conta a dificuldade das questões acertadas e erradas.

As notas finais, inclusive da prova de redação, saem apenas em 11 de fevereiro.

Alvo de muitas dúvidas, a correção do Enem é muito mais complexa do que uma simples contagem de questões corretas. Assim, ainda que dois estudantes somem a mesma quantidade de respostas certas, a nota deles pode ser completamente diferente.

Isso acontece porque o sistema não se baseia apenas no número de questões certas. Formulada a partir de um modelo estatístico, a metodologia de correção procura conhecer também a coerência pedagógica dos candidatos.

Ao contrário da correção tradicional, que vai de 0 a 10 e dá um ponto cheio a cada acerto, o TRI trabalha com pesos diferentes entre as questões, média nacional e com o comportamento das respostas do candidato.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp