O Governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta terça-feira, que o médico Carlos Alberto Roberto Martins, o Dr. Cabeto, está deixando a Secretaria de Saúde do Estado. O cansaço com o ritmo das atividades no cargo e as dificuldades para conciliar a agenda da Secretaria com o consultório estão entre os motivos para a decisão que surpreendeu os bastidores políticos.
Ao transmitir a informação pelas redes sociais, Camilo lamentou a saída de Cabeto e o agradeceu pelo empenho na condução da Secretaria de Saúde do Estado e, principalmente, no enfretamento da pandemia da Covid-19.
“Agradeço ao Dr Cabeto por todo o trabalho e dedicação ao nosso estado, sobretudo no momento desafiador da pandemia. Seu empenho, juntamente com toda a equipe, fez o nosso estado avançar nas políticas de saúde pública, melhorando o acolhimento das pessoas e deixando um legado importante para o Ceará”, disse Camilo Santana, em sua postagem nas redes sociais.
A passagem do médico Carlos Alberto Roberto Martins pela pasta da Saúde gerou surpresa na chegada e na saída. Cabeto, que é uma das maiores referências da cardiologia na Região Nordeste, surpreendeu ao aceitar o convite e, ao longo de quase três anos, teve que impor conceitos técnicos para mudar os hábitos políticos em uma área vulnerável a pressão de aliados – deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e lideranças municipais.
O pulso firme gerou descontentamentos e atraiu queixas dos aliados ao Governador Camilo Santana. Cabeto cedeu em alguns momentos, mas se manteve retílineo com o aval do próprio Camilo no desafio de realizar transformações na área da saúde. A saída repentina do Dr. Cabeto do governo surpreendeu amigos e colegas de profissão, assim como aliados do Governo do Estado. A história na Saúde tem duas fases: uma, antes, e a outra, depois do ciclo do Dr. Cabeto.
CONSULTÓRIO
A agenda com muitas reuniões diárias, incluindo feriados e finais de semana, mudou o ritmo de trabalho e a relação do Dr. Cabeto com os pacientes. A fila no consultório sempre foi longa, mesmo com muitos pacientes esperando mais tempo para uma simples consulta, mas para ouvir importantes conselhos sobre o tratamento da saúde cardiológica. A decisão da Cabeto deixa os pacientes felizes e aliviados porque agora o terão com mais tempo para atendê-los.
TASSSO ENALTECE TRANALHO DE CABETO