A folia está na rua, mas o Carnaval de 2024 não terá apenas a alegria e o entusiasmo de quem está disposto a extravasar, mas será marcado, também, pelas articulações e conversas sobre candidaturas e alianças na disputa pelas Prefeituras do Ceará.

As atenções são voltadas à corrida pela sucessão do prefeito José Sarto (PDT) e tem como um dos principais focos os nomes do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT), e da ex-governadora e secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela (PSB).

Izolda é a novidade que faltava no cenário pré-eleitoral de Fortaleza, aceitou o convite para se filiar ao PSB, segue orientação política do Ministro Camilo e do senador Cid Gomes e se transformou no maior trunfo da base governista para Prefeitura da Capital.

EXPERIÊNCIA E RESPEITO

Experiente, inatacável, respeitada e com trajetória vitoriosa em uma das áreas que mais geram expectativa na população – a educação, Izolda saiu do Governo do Estado com altos índices de aceitação popular, incorporava todas as condições para ser eleita em 2022, mas, por imposição do grupo do ex-presidenciável Ciro Gomes, teve o nome vetado na corrida ao Palácio da Abolição.

Passados quase dois anos do veto da cúpula estadual do PDT, que acabou por implodir a aliança com o PT, Izolda mergulhou, manteve a característica que sempre e acompanhou – a discrição, e, ao longo de 2023, se dedicou aos desafios da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação.

Longe das polêmicas políticas, Izolda Cela ficou preservada das especulações, mas começou 2024 abrindo caminhos para novos desafios e, quem sabe, uma missão. Izolda se filou ao PSB no último dia 4, fez um discurso rápido, curto, não deu margem para alimentar fofoca, mas, pelo sorriso, transmitiu a disposição de aceitar a missão que o PSB apresentar.

IZOLDA X EVANDRO

A base de apoio do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador Elmano de Freitas passa a contar com mais um nome na corrida pela Prefeitura de Fortaleza.

A aliança PT-PSB, que será endossada pelo MDB, PSD, PC do B, PV, PP e Republicanos, conta, hoje, com os nomes de Evandro Leitão e Luizianne Lins e, agora, com a opção Izolda Cela.

São três nomes com força política e eleitoral. Outros nomes entraram apenas como figurantes no quadro pré-eleitoral.

Quem imaginar que, na relação PT-PSB, a escolha de Izolda ou Evandro deixará divisões, racha, ranços e raiva, pode mudar de ideia. Evandro e Izolda tem espaços para 2024 e 2026 e, nesse contexto, que não for escolhido à Prefeitura de Fortaleza terá espaços em 2026. E mais: Camilo e Cid, como dois bons irmãos que não se conflitam, nem alimentam o sentimento de inveja, estão unidos.