CASA DE CUIDADOS DO CEARÁ É IMPLEMENTADA COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR, CAMILO SANTANA, DA VICE-GOVERNADORA IZOLDA CELA E DO SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO, DR. CABETO; O LOCAL ESTÁ ESTRUTURADO COM 130 LEITOS E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA RECEBER E REABILITAR, INICIALMENTE, PACIENTES QUE SE RECUPERAM DE SEQUELAS DA COVID-19; O EQUIPAMENTO VAI VIABILIZAR A TRANSIÇÃO ENTRE O HOSPITAL E O DOMICÍLIO DO PACIENTE PÓS-COVID, PROPORCIONANDO DESOSPITALIZAÇÃO; O HOTEL RECANTO WIRAPURU, LOCALIZADO NO CONDOMÍNIO ESPIRITUAL UIRAPURU (CEU), EM FORTALEZA, FOI SELECIONADO POR MEIO DE CHAMAMENTO PÚBLICO, LANÇADO PELA SECRETARIA DA SAÚDE DO CEARÁ (SESA), PARA SEDIAR A CASA DE CUIDADOS DO CEARÁ;MEDIDAS DE COMBATE A COVID 19;PANDEMIA;SESA;SAUDE; FOTOS © TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), completa dois meses de funcionamento nesta semana. Desde sua implementação, 144 solicitações de outras unidades para encaminhar pacientes ao novo equipamento já foram realizadas.

Ao todo, 79 pessoas já receberam atendimento no espaço e, atualmente, 59 pacientes estão sendo acompanhados. A CCC iniciou as atividades no dia 24 de junho, após a assinatura do contrato com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), solicitação de insumos e admissão de profissionais.

A Casa promove tratamento de adultos com doenças crônicas que possuem sequelas e que necessitam de internação temporária ou permanente por meio de cuidados paliativos. O tempo de permanência depende do quadro e evolução de cada paciente.

O equipamento foi inaugurado, inicialmente, para auxiliar na reabilitação de acometidos pela Covid-19. O local passou a oferecer, ainda, reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, bem como atuar na desospitalização de quem está sob cuidados prolongados – com reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma.

Transferência para a CCC

De acordo com a diretora da CCC, Ursula Wille Campos, para ser transferido para a unidade, o paciente deve estar com estado de saúde considerado estável e ter alta hospitalar comprovada pela equipe responsável. “É aquele paciente que não necessita permanecer no hospital, porém ainda precisa de cuidados por algum motivo”, indica Wille.

Entre os benefícios oferecidos pelo espaço, estão: otimização dos leitos hospitalares; diminuição dos riscos de infecção; humanização no atendimento; assistência a familiares; além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas hospitalizações.

A Casa de Cuidados do Ceará possui, hoje, 130 leitos. É permitido que pacientes possam ter a companhia de um familiar na fase de reabilitação. O local é acessível e também conta com área verde, possibilitando ar fresco e tranquilidade.

(*) Com informações Assessoria de Comunicação