A identificação de uma nova subvariante da Covid-19 no estado do Mato Grosso, denominada JN 2.5, variação da Ômicron, chama atenção do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde de Mato Grosso, “esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”. A nova cepa foi descoberta durante uma pesquisa conduzida entre os dias 16 e 18 de janeiro. De acordo com a Secretaria, ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a JN 2.5 e foram hospitalizados. Todas tiveram quadros graves.


CASOS GRAVES


Os dados da Secretaria de Saúde do Mato Grosso apontam que das pacientes que testaram positivo, três já receberam alta médica e estão estáveis, seguindo em isolamento domiciliar sob a supervisão da vigilância municipal. A quarta paciente, conforme a Secretaria de Saúde, possuía doença pulmonar obstrutiva crônica e faleceu. O caso é investigado pela Secretaria de Estado de Saúde, pois não é possível afirmar que a causa da morte foi pela covid-19.


O governo do estado do Mato Grosso alerta a população sobre os sintomas gripais, reforçando o pedido de cuidados individuais: o uso de máscaras em caso de gripe ou resfriado, higienização das mãos com sabão ou álcool 70% e vacina contra a doença.


Além do Brasil, outros países também identificaram a subvariante JN 2.5, como no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e no Reino Unido.


(*) Informações da Agência Brasil