O Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, disse, nesta segunda-feira (12), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que, no primeiro semestre de 2022, a Barragem Castanhão, receberá um aporte de 100 milhões de m3 da Transposição do São Francisco. A água sai do reservatório em Jati e, até chegar ao Castanhão, percorre 300 km. A transferência de água, segundo Teixeira, está suspensa nesse momento para manutenção do sistema da transposição.
O Secretário Francisco Teixeira revelou, na conversa com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, que o Estado do Ceará apresenta, atualmente, 28% de reservas nos 155 nas barragens e açudes monitorados pela Companhia de Recursos Hídricos (Cogerh). São, no total, conforme Teixeira, 5,3 bilhões de m3, sendo a maior parte na Barragem do Castanhão.
O repórter Sátiro Sales, em participação no Alerta Geral, aborda números sobre os reservatórios de água do Ceará. O Secretário de Recursos Hídricos destaca, ainda, os investimentos do Governo do Estado no Programa Malha Dágua e na perfuração de poços profundos para ampliar as fontes de abastecimento da população.