Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O município de Caucaia comemora 261 anos de emancipação política nesta quinta-feira. A data será lembrada com uma solenidade realizada às 8h na Praça da Igreja Matriz, localizada no Centro de Caucaia. O evento é uma ação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Caucaia. 

Caucaia foi um dos primeiros núcleos de população do Ceará. Seu povoamento teve início com os jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto, encarregados, pela Carta Régia de 22 de outubro de 1735, de iniciar na região uma segunda tentativa de colonização. Os padres da Companhia de Jesus conseguiram aldear os índios “caucaias”. O nome do município é de origem indígena e quer dizer “mato queimado”.

Caucaia integra a Região Metropolitana de Fortaleza com cerca de 362.223 mil habitantes, sendo a segunda maior população do Ceará. Possui o 3º maior PIB do Estado e é um dos principais polos turísticos do Estado, tendo o segundo maior fluxo turístico com cerca de 300 mil turistas por ano frequentando as praias do litoral, como o Cumbuco. Com 44 km de litoral, Caucaia é reconhecida mundialmente pelos esportes de vela, principalmente o kitesurf.