Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Caucaia lança nesta quinta-feira (5) oficialmente o programa “Você não está sozinho”. Trata-se de uma mobilização intersetorial de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

A solenidade acontecerá no Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima (Cemfa), localizado na Tabuba, a partir das 8 horas. Na oportunidade, cartilhas sobre a temática serão lançadas pelo mandato da deputada estadual Erika Amorim, também primeira-dama de Caucaia.

Com o “Você não está sozinho”, a Prefeitura atuará em duas frentes: o aconselhamento terapêutico, feito pela central telefônica Linha da Vida, e a conscientização, decorrente do Salve Jovem, uma série de palestras em escolas da rede municipal de ensino.

Tanto a criação do call center quanto a promoção de palestras visam reduzir ainda mais o índice de suicídios em Caucaia, que tem diminuído ocorrências e registrou em 2018 o menor patamar dos últimos nove anos, indo na contramão das tendências estadual, nacional e mundial.

Já as cartilhas são materiais educativos sobre automutilação e suicídio incorporados a um dos eixos de atuação da Jornada pela Infância, uma importante frente de trabalho da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, presidida por Erika Amorim.

Conforme relatório da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará registrou no ano passado 643 casos de suicídio. Caucaia teve nove ocorrências. Estudos indicam que 90% dessas mortes poderiam ter sido evitadas se familiares e amigos do indivíduo tivessem identificado os sinais de que ele poderia tirar a própria vida, e se ele tivesse sido acolhido por uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

No mundo, o suicídio tira mais de 800 mil vidas por ano. Isso equivale a um caso a cada 40 segundos. No Brasil, são mais de 11 mil mortes por ano – o referente a um registro a cada 45 minutos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a situação uma epidemia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp