Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Moradores de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, estão sem a unidade da Farmácia Popular no município desde o fim de 2015. Com o fim do programa, a Prefeitura vai receber um incremento financeiro do Ministério da Saúde para a compra de medicamentos que são distribuídos de forma gratuita na rede pública de saúde da cidade.

De 2015 para cá, a população carente do município só tem acesso a medicamento gratuito na rede de saúde básica. Se for para comprar, precisa se submeter aos preços, quase sempre salgados, da rede privada.

O programa de Farmácia Popular, que oferecia descontos de até 90% no preço dos remédios, foi encerrado pelo Governo Federal. Para tentar suprir a necessidade do usuário, a Secretaria de Saúde de Caucaia tem feito a compra de 180 medicamentos na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Governo do Estado para a distribuição gratuita na rede municipal.

São 46 unidades básicas em Caucaia. O Ministério da Saúde repassa à Prefeitura, hoje, R$ 142.104,70 para ajudar na compra de remédios. Este valor vai aumentar no segundo semestre.