Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O policiamento ostensivo nos bairros está sendo reforçado com a atuação da Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). É a operação “Cavalaria nos Bairros”, com o intuito de fortalecer as ações de combate à violência. A ação policial foi iniciada na última quarta-feira (11) e será desenvolvida duas vezes por semana. O primeiro bairro a ser contemplado com a atuação dos militares foi o Bom Jardim – na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza.

A “Cavalaria nos Bairros” entrou em ação, nessa quarta (11), nas imediações da Praça Santa Cecília – Bom Jardim. Ao todo, nove conjuntos – formados por um policial e um cavalo – e outros policiais em duas viaturas, totalizando 17 militares, realizaram trabalho ostensivo, como abordagens preventivas. “Cumprindo determinação do nosso comandante geral, a Cavalaria está auxiliando na diminuição de CVP (Crimes Violentos Contra o Patrimônio). Nossa intenção é combater os roubos”, explica o coronel José Willamar Lobo Galvão, comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMCE – responsável pela operação. O coronel ainda explica que a finalidade é reforçar o policiamento já existente nas áreas.

De acordo com a tenente PM Talyta Maciel, que comandou a operação na Praça Santa Cecília, o objetivo da Polícia também é inibir práticas ilícitas como o uso de drogas, a ingestão de bebida alcoólica por menores de 18 anos e outras irregularidades. Os policiais se distribuíram em vários pontos do local e realizaram abordagens.

A militar também explica que uma das vantagens de se utilizar cavalos em ações policiais como esta é a facilidade de locomoção e de mudança de solo. O animal pode ter acesso às regiões que uma viatura é impossibilitada de entrar, como becos e ruelas. A Operação Cavalaria nos Bairros é prevista para ocorrer, em Fortaleza e Região Metropolitana, em bairros e horários diferentes, com base nos índices de criminalidade. O próximo destino é a Região Metropolitana de Fortaleza.

Com SSPDS