Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O segundo turno do Campeonato Brasileiro terá uma mudança. Em evento realizado nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, revelou que, a partir da 20ª rodada, todos os ângulos que árbitro vê no monitor à beira de campo estarão disponíveis:

O público terá total ciência do motivo pelo qual o árbitro está tomando tal decisão e saberá o que ele está enxergando em seu monitor. Gaciba ainda adiantou que há possibilidade de estender a divulgação de imagens para os telões nos estádios.

Durante a palestra ministrada pelo ex-árbitro, ele ainda divulgou dados sobre os 139 jogos do Campeonato Brasileiro. Segundo informações do Centro de Pesquisa e Análise de Desempenho da CBF, até o momento foram 851 checagens e revisões (média de 6,12 por partida). Ocorreram 764 checagens de lances, e 87 revisões (mais de 50% em relação a pênaltis). Os lances revisados causaram 69 mudanças de decisões.

Leonardo Gaciba ainda destacou uma evolução na arbitragem brasileira em relação a 2018:

De 88 erros capitais, nós reduzimos para dez nesta edição. Uma redução de cerca de 90%. Ter mínima interferência nas partidas. Mas as reclamações dos clubes melhoraram muito.

.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp