Uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil, aponta, segundo reportagem do portal G1, que o estado do Ceará tem o maior número de escolas de baixa renda classificadas como excelentes. O resultado da pesquisa foi divulgado nessa terça-feira.
De acordo com a pesquisa, são 84 unidades que atendem alunos dos anos iniciais, com destaque para a cidade de Sobral, onde estão 19 escolas. Outras 31 escolas cearenses para estudantes do segundo ciclo do fundamental de baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.
O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as escolas que atendem aos critérios de excelência com equidade nos anos iniciais do ensino fundamental, correspondentes a 2011, 2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Dinorah Ramos, Mocinha Rodrigues e Raimundo Pimentel Gomes, da cidade de Sobral.
A pesquisa revela, ainda, que, em termos de atendimento aos critérios de excelência com equidade nos anos finais do ensino fundamental em 2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Aquiles Peres Mota, da cidade de Carnaubal, Inácio de Barros Neto, de Russas, e Francisco Monte, de Sobral.
Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2011, 2013 e 2015
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (31 escolas)
Escola – estado – cidade – rede
· Professor Nazaré Varela – Amazonas – Carauari – estadual
· Dinorah Ramos – Ceará – Sobral – municipal
· Mocinha Rodrigues – Ceará – Sobral – municipal
· Raimundo Pimentel Gomes – Ceará – Sobral – municipal
· Emeferico Veríssimo – Mato Grosso – Lucas do Rio Verde – municipal
· Couto de Magalhães – Goiás – Corumbaíba – municipal
· Evangélica Monte Moria – Goiás – Goianésia – municipal
· Pingo de Gente polo – Mato Grosso do Sul – Nova Andradina – municipal
· Elisa Rabelo de Mesquista – Minas Gerais – Campo do Meio – municipal
· João Narciso – Minas Gerais – Congonhas – municipal
· Paulo Barbosa – Minas Gerais – Formiga – municipal
· Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira – Minas Gerais – Itaúna – municipal
· José Teotônio de Castro – Minas Gerais – Lagoa da Prata – estadual
· Frei Orlando – Minas Gerais – Morada Nova de Minas – estadual
· Monsenhor Sebastião Vieira – Minas Gerais – Paraisópolis – municipal
· Frei Leopoldo – Minas Gerais – Patos de Minas – municipal
· Professor José Luiz de Araújo – Minas Gerais – Rio Paranaíba – estadual
· Iracy José Ferreira – Minas Gerais – São Gotardo – municipal
· Professora Maria Aparecida Passos – Minas Gerais – São José da Barra – municipal
· Augusto Werner – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Duque de Caxias – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Erico Veríssimo – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Monteiro Lobato – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Olavo Bilac – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Osvaldo Cruz – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Vinicius de Moraes – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Idalina P Bonatto – Paraná – Medianeira – municipal
· São Francisco de Assis – Paraná – Siqueira Campos – municipal
· Presidente Tancredo Neves – Pernambuco – Tupanatinga – municipal
· Tobias Barreto – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
· Professor Jair Luiz da Silva – São Paulo – Junqueirópolis – municipal
Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013 e 2015
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 escolas)
Escola – estado – cidade – rede
· Aquiles Peres Mota – Ceará – Carnaubal – municipal
· Inácio de Barros Neto – Ceará – Russas – municipal
· Francisco Monte – Ceará – Sobral – municipal
· Armando Ziller – Minas Gerais – Belo Horizonte – municipal
· Eduardo Senedese – Minas Gerais – Juruaia – estadual
· João Nunes Ferreira – Minas Gerais – Lambari – estadual
· Povoado Lagoa de Baixo – Minas Gerais – Rubelita – estadual
· Rodrigues Alves – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
· Rotary – Rio Grande do Norte – Mossoró – municipal
· Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso – São Paulo – Novo Horizonte – municipal
Anos finais do fundamental
O número de escolas excelentes cai muito quando se avalia os anos finais do segundo ciclo do ensino médio. Apenas dez bateram os critérios da pesquisa em 2013 e 2015 (veja a lista abaixo). Nesta fase, que compreende do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o Brasil também não alcançou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2013, o total de 235 escolas foi classificado como excelente, mas em 2015 apenas 61 dessas continuaram no mesmo patamar de qualidade.
“No fundamental 2 os critérios foram menos exigentes. Acho que é escasso o número de escolas com desempenho satisfatório. Não sabemos se o problema é a formação de professor, se é a distância entre aluno ou professor”, afirma Ernesto Martins Faria.
Um dado alarmante é que em muitos estados das regiões Norte e do Nordeste não há uma escola sequer com bons resultados nos anos finais do ensino fundamental. “Isso mostra que, embora algumas regiões sejam destaque [Ceará, por exemplo], ainda há muita desigualdade no país. Em algumas regiões não há nenhuma escola com resultado aceitável que seja referência e sirva de inspiração ao entorno”, diz Ernesto.
Com informações G1