Ceará amplia distribuição de leite e fortalece agricultura familiar em 167 municípios

A distribuição de leite para famílias em situação de vulnerabilidade no Ceará deve ganhar reforço nos próximos meses. O Governo do Estado autorizou, nesta quinta-feira (30), a execução de novos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), iniciativa realizada em parceria com o Governo Federal. A ação prevê investimento superior a R$ 26,5 milhões e a entrega de mais de 6 milhões de litros de leite para 167 municípios cearenses.

A medida deve beneficiar diretamente mais de 250 mil pessoas em todo o estado, além de envolver cerca de 1.849 produtores rurais e aproximadamente 1.700 entidades socioassistenciais responsáveis pela distribuição dos alimentos. O programa também alcança mais de 5,6 mil famílias ligadas à produção.

A proposta é, ao mesmo tempo, garantir alimento para quem mais precisa e fortalecer a economia local, especialmente a agricultura familiar. O leite distribuído será adquirido de pequenos produtores, o que ajuda a manter a renda no campo e estimula a cadeia produtiva no interior do Ceará.

Do total previsto, mais de 6 milhões de litros são de leite bovino e cerca de 120 mil litros de leite caprino. A distribuição já começa nesta semana e deve seguir até a segunda quinzena de novembro.

Nos primeiros meses de 2026, entre janeiro e março, o programa já havia alcançado 134 municípios cearenses, distribuídos em diferentes regiões do estado. A ampliação agora busca aumentar o alcance e atender novas localidades.

Além do impacto social, a iniciativa também tem efeito direto na economia dos municípios, ao garantir compra regular da produção de leite e incentivar a atividade de cooperativas e pequenos produtores rurais.

Com informações do Governo do Estado do Ceará