A partir desta segunda-feira (29), No Ceará, a vacina contra a gripe (influenza) estará liberada para pessoas de todas as faixas etárias, com mais de seis meses de vida.
A ação tem o intuito de otimizar o uso das doses de vacinas disponíveis e reduzir a circulação viral da população, durante o período de sazonalidade, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
“Informo que, a partir de segunda-feira (29), a vacinação contra a Gripe (Influenza) estará disponível para toda nossa população, sem grupos específicos. O Ministério da Saúde já disponibilizou mais de 2 milhões de doses para a campanha em nosso estado. Procurem os postos de saúde em seus municípios. Vacinas salvam vidas!”, reforçou o governador Elmano de Freitas nas redes sociais.
No Ceará, a campanha de imunização dos grupos prioritários iniciou no dia 11 de março e atingiu 28,6% da cobertura, com 849.062 doses aplicadas. Os dados são do LocalizaSUS, plataforma de dados estratégicos de saúde do Ministério da Saúde (MS).
O MS disponibilizou mais de dois milhões de doses para a campanha no Ceará. A vacina possui três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
“Os efeitos da transmissão da gripe só serão minimizados se aumentarmos os índices de vacinação. Por isso, a partir de segunda-feira (29), todos poderemos buscar os imunizantes. Estamos atuando para elevar o quantitativo de vacinados e para proteger a população. Não queremos que sobrem vacinas, queremos todos os cearenses protegidos”, afirma o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Lima Neto (Tanta).
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Para mais informações, os cearenses podem consultar a programação de cada município.
Vacinação contra dengue
Outra conquista para a imunização dos cearenses é a chegada de 42 mil doses de vacina contra a dengue.
Os imunizantes serão distribuídos para quatro municípios, segundo orientação do Ministério da Saúde, com 25% para o público-alvo de 10 a 14 anos. São eles: Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017). A data de início das aplicações está sendo alinhada com as gestões das localidades.