O balanço registrado no primeiro trimestre de 2021 no Ceará, de acordo com dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), mostram que houve uma redução de 27% nos roubos de veículos e de 34% nos furtos. A maior retração trimestral foi nos furtos, com 34% de queda, indo de 1.330 casos para 873. Quando se trata dos roubos, a redução foi de 27%, indo de 2.802 para 2.058 no balanço de janeiro, fevereiro e março.
Já no balanço do terceiro mês de 2021, a retração nos furtos foi de 36%, indo de 407 para 261 casos em comparação a março de 2020. Nos roubos, a queda foi de 32%, indo de 1.080 para 730. Ao todo, a diferença é de 1.201 veículos subtraídos (roubados ou furtados) a menos quando comparados aos períodos trimestrais dos dois anos.
Os profissionais por trás dessa redução
Nos últimos anos, o Governo do Ceará investiu na criação e expansão de tecnologias, como o Sistema de Videomonitoramento, que atualmente detém mais de 3.300 câmeras espalhadas por todo o Estado, além da aplicação de inteligências artificiais a essa mesma ferramenta. Contudo, mais importante do que máquinas, está o trabalho humano. Por trás desses números estão milhares de homens e mulheres, alguns deles na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Olhares atentos e toda a expertise policial em prática, assim se resume a atuação dessas equipes.