O governador Elmano de Freitas assinou, nesta segunda-feira (10), o Pacto pela Governança da Água. O Ceará é o sétimo estado a aderir ao acordo, uma iniciativa federal que visa fortalecer a relação entre estados e União e aprimorar a gestão de recursos hídricos no País. Confira mais informações com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Sales.

Elaborado para estimular a articulação federal, estadual e distrital no sentido do fortalecimento, sinergia e integração das ações estratégicas na gestão das águas da União, o acordo foi celebrado junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com as presenças do Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O objetivo é que se fortaleça a relação institucional entre Unidades Federativas e União, “aumentando a cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens”.

Já aderiram ao pacto os estados do:Acre, Amazonas, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Ceará. De acordo com previsão da ANA, todas as demais Unidades Federativas do País devem assinar o termo de adesão até o fim de agosto próximo.

O governador Elmano de Freitas salientou a importância da entrada do Ceará em um movimento importante para os cearenses e para o Brasil. “Tenho a convicção que ainda temos muito a avançar. Esse pacto é muito importante pois nós precisamos que o Brasil tenha essa governança. Quero dizer que o Ceará se sente muito honrado em poder colaborar e aprender com todo esse processo”, disse.


JORNAL ALERTA GERAL

O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por 22 emissoras de rádio do Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora.