A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lançou nesta sexta-feira, 25, prognóstico climático, para os meses de março, abril e maio. A previsão indica que a possibilidade de chuvas banharem o estado ficou em 35% abaixo da normal, 45% dentro da normal e 20% acima da média.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, aponta que “há uma piora relativa ao trimestre (março, abril e maio), e isso se dá porque existe um aquecimento ao norte do Atlântico norte tropical e Atlântico sul tropical. Os ventos alísios do hemisfério norte e do hemisfério sul estão confluindo para este aquecimento mais ao norte do Atlântico norte tropical, o que faz com que não favoreça a formação de chuvas. As precipitações que estão ocorrendo são causadas por áreas de instabilidade.”
O estudo, realizado em conjunto com outras instituições, apresenta tendências entre março e maio. Todos os anos a Fundação divulga os dois prognósticos, que se referem ao período da quadra chuvosa, principal época de chuvas para o estado do Ceará.
(*) com informações da Funceme